8 dicas para entender o livro Balada de Amor ao Vento
Obra foi escrita por Paulina Chiziane
Por: Felipe Lucchesi
26/01/25


1 - O cenário da história é a cidade Mambone, em Moçambique.
2 - Sarnau é a personagem principal da obra, que começa do tempo atual e conta sobre toda a sua trajetória.
3 - Mwando foi o primeiro e grande amor da personagem. Durante todo o livro, há idas e vindas desse casal, que a cada encontro, possui mais ressentimentos e traumas mas também, um sentimento intenso que ultrapassa qualquer dor.
4 - Sarnau tem o casamento "arranjado" por sua família e torna-se esposa do rei, depois de Mwando sair da cidade, justificando que também haviam "arranjado" um casamento para ele.
5 - A personagem é vítima de uma realidade machista e racista, apanhando muitas vezes do seu próprio marido e tendo que aceitar uma relação baseada na poligamia.
6 - Sarnau engravida de Mwando, enquanto ainda esposa do rei e foge da cidade para não ser morta, deixando seu filho para trás. Anos depois com a morte do rei, o filho torna-se o grande herdeiro.
7 - Mwando também é ameaçado e resolve fugir da cidade, deixando a personagem abandonada.
8 - O fim da história é marcado pelo encontro desse casal e a decisão de Sarnau perdoar seu grande amor e passar a viver com ele.
Curiosidades sobre a obra
A escritora Paulina Chiziane nasceu em 1995, em Moçambique. Estreou como romancista por meio da obra Balada de Amor ao Vento.
Em 2021, a autora venceu o prêmio Camões de literatura.
Balada de Amor ao Vento dá luz à cultura africana, trazendo ao texto, o dialeto do povo local.
A escravidão, poligamia, machismo e feitiçaria são muito presentes nessa obra.