Cao Hamburger finaliza filmagens de Escola Sem Muros, inspirado em história real de Heliópolis
O longa ainda não tem data de estreia definida
Por: Mariana Mourão
Foto: Marina de Almeida Prado
As filmagens de “Escola Sem Muros”, novo longa de Cao Hamburger, foram concluídas na última sexta-feira (22), em São Paulo. O projeto, rodado ao longo de seis semanas, parte de uma adaptação livre da trajetória da Escola Campos Salles, localizada em Heliópolis, que se tornou referência nacional ao integrar de forma profunda a comunidade ao ambiente escolar.
A trama se passa em 1995, quando o novo diretor Braz Nogueira (vivido por Júlio Andrade) chega à Campos Salles com a missão de transformar a escola em um espaço de pertencimento e diálogo. Ao lado dos líderes comunitários Orlando (Flavio Bauraqui) e Rosana (Larissa Bocchino), o educador enfrenta os desafios impostos pela realidade de um bairro marcado por estigmas de violência, em busca de devolver a escola à comunidade.
O filme tem direção e roteiro de Cao Hamburger, que assina o texto em parceria com Thayna Mantesso, Tom Hamburger e Marcelo Gomes. A produção é da Gullane, em coprodução com a portuguesa Ukbar Filmes, além de Globo Filmes, Telecine e Caos Produções, em associação com o grupo Playtime.
Com investimento do Fundo Setorial do Audiovisual e apoio do Governo Federal, do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e da Spcine, via Lei Paulo Gustavo, o longa também conta com apoio institucional da Ancine. A distribuição nos cinemas será da Califórnia Filmes.
Conhecido por obras que dialogam com a juventude e questões sociais, como O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias e a série Castelo Rá-Tim-Bum, Cao Hamburger agora volta seu olhar para uma experiência real de transformação educacional. A Escola Campos Salles é até hoje referência em gestão participativa e integração comunitária, modelo que inspirou o enredo do filme.
“Escola Sem Muros” ainda não tem data de estreia definida.
Vai perder?!