FIGA movimenta Salvador com maratona de espetáculos e intercâmbio internacional nas artes cênicas
Entre os destaques estão montagens de companhias de Fortaleza, Recife, Natal, Petrolina e Irecê
Por: Felipe Lucchesi
Foto: Divulgação
Nascido em 2008 como FilteBahia, o festival cresceu, ganhou corpo e, em 2025, assume de vez sua nova identidade: FIGA – Festival Internacional Gestos de América. Mais do que um nome, FIGA é símbolo de gesto, proteção e criatividade, um espaço de encontros, diálogos e novas narrativas das artes cênicas contemporâneas.
A segunda semana do evento, entre os dias 9 e 14 de setembro, promete uma intensa maratona de espetáculos, residências artísticas, showcases e rodadas de negócios. Salvador se consolida como ponto de encontro entre artistas nordestinos e programadores culturais do Brasil e do exterior.
Entre os destaques estão montagens de companhias de Fortaleza, Recife, Natal, Petrolina e Irecê, além de estreias de residências artísticas no Museu de Arte da Bahia. Peças como Inacabado (Grupo Bagaceira), Golpes no Ventre (Sinuosa Companhia), Normal Mente (Clarissa Costa) e Nêgo D’Água (André Vitor Brandão) figuram na programação, ao lado da estreia de A Travessia do Grão Profundo, do Núcleo Caatinga de Teatro da Cia Avatar.
O festival também inaugura dois importantes mercados internacionais: o MIT Salvador – Janela ao Mundo, contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV, e o Mercado Internacional de Teatro Nordestino, com patrocínio da CAIXA. Ambos têm como objetivo ampliar a circulação e fortalecer a inserção do teatro nordestino no cenário global.
Confira!
Serviço
FIGA – Festival Internacional Gestos de América
Salvador – BA | 2 a 14 de setembro de 2025
Espaços culturais: Caixa Cultural, Teatro Sesi Rio Vermelho, Teatro Gregório de Matos, Centro Cultural Barroquinha, Teatro Molière, Casa Preta Espaço de Cultura e Espaço Xisto Bahia
Ingressos: Sympla e bilheterias dos teatros | R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia-entrada)
Programação completa: www.gestosdeamerica.com
Instagram: @figestosdeamerica