'Refúgio' é o grito necessário por acolhimento

Espetáculo faz temporada em São Paulo com ingressos gratuitos

Por: Felipe Lucchesi
Foto:
Tiago da Silva Palma

"Refúgio" estreou em São Paulo, capital, no auditório do Centro Cultural Bibli-ASPA, localizado no bairro de Higienópolis.

A montagem integra a programação da instituição, que também realiza oficinas, exposições e atividades de formação artística.

Quem assina a direção é Danielli Guerreiro e o elenco é formado por 24 mulheres refugiadas e imigrantes do Afeganistão, Irã, Marrocos, Venezuela, Nigéria e Congo.

A inclusão também é um dos pilares da iniciativa, com sessões acessíveis por meio de tradução em Libras e apresentações voltadas a escolas públicas e comunidades em situação de vulnerabilidade. Os ingressos são gratuitos para todos os públicos e retirados no local.

Na trama, são abordadas questões que mostram o que essas mulheres tiveram que enfrentar em seus países, e que as fizeram buscar abrigo no Brasil. As cenas passam pela opressão do Talibã, que mais uma vez tomou o poder no Afeganistão em 2021; a prática ilegal e clandestina de se cobrar por vagas de emprego no Marrocos; a crise da Venezuela; o autoritarismo que gera pressão extrema na vida das mulheres no Irã; os problemas políticos que geram conflitos diários na Nigéria. A encenação privilegia o texto e o contato direto com o público, além de possuir elementos como vídeos e figurinos tradicionais dos países de origem, escolhidas pelas próprias atrizes.

A proposta do espetáculo é provocar uma reflexão sobre a realidade das pessoas refugiadas no Brasil, desconstruindo estigmas e abrindo espaço para o entendimento das múltiplas razões que as fizeram deixar seus países. A peça revela, por meio da arte, como o preconceito, a xenofobia e a desinformação são barreiras enfrentadas diariamente por essas pessoas, mesmo após o recomeço em território brasileiro.

Serviço

Refúgio

De 16 de maio a 8 de junho - Sextas e sábados, às 20h - Domingo às 18h.

Duração: 60 minutos.
Classificação: 12 anos.
Gênero: Drama

Bate-papo após cada primeira apresentação da semana.

BibliASPA - Biblioteca Centro de Pesquisa América do Sul Paises Árabes África

Rua Baronesa de Itu, 639 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01231-001.

Capacidade: 70 lugares.

Ingressos: Ingressos gratuitos. (retirada no local)