Teatro do Incêndio estreia Dois Perdidos Numa Noite Suja em homenagem aos 90 anos de Plínio Marcos

A temporada segue até 3 de novembro de 2025

Por: Felipe Lucchesi
Foto:
Kym Kobaiashi

No dia 29 de setembro, data em que o dramaturgo Plínio Marcos (1935–1999) completaria 90 anos, a Companhia Teatro do Incêndio estreia o clássico Dois Perdidos Numa Noite Suja, considerado uma das obras-primas do autor. A direção é de Marcelo Marcus Fonseca, que também integra o elenco ao lado de André Pottes. A temporada segue até 3 de novembro de 2025, com sessões aos sábados, domingos e segundas-feiras, sempre às 20h com venda de ingressos pelo site Sympla.


A trama acompanha a convivência forçada de Tonho (Pottes) e Paco (Fonseca) em um quarto de pensão precário. Enquanto tentam sobreviver como carregadores no mercado, os dois vivem em permanente tensão, presos à marginalidade e à exclusão social, o que os conduz a conflitos intensos e a decisões extremas.

A encenação apresenta uma leitura árida do texto, explorando uma cenografia composta por estrados de camas sem colchões sobre um palco coberto de terra, figurinos de estética simbolista e maquiagem que reforça a atmosfera onírica e desoladora da peça. A iluminação cria um ambiente frio e sem limites definidos, ampliando a sensação de clausura e distanciamento.

A trilha sonora é executada ao vivo, com percussão e baixo elétrico, criando um “som do vazio” que acompanha a escalada dramática dos personagens. O trabalho de corpo e a estética brechtiana reforçam o caráter crítico da obra, que revela tensões sociais ainda atuais, como racismo, misoginia e homofobia naturalizados na margem da sociedade.

O espetáculo integra o projeto Aumentar É Aumentar-se, que celebra os 30 anos da Companhia Teatro do Incêndio, em 2026. A programação conta ainda com debates, cursos, vivências artísticas e novas produções, incluindo o show de Cida Moreira (13/11) e a estreia de Vocês Não Entenderam Nada, de Marcelo Marcus Fonseca (15/11 a 15/12).

Vá ao teatro!